segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Paixão?

Do verbo latino, patior, que significa sofrer ou suportar uma situação dificil. Ainda originária do latin pathos, raiz da palavra patologia, que por sua vez também atende pela alcunha de doença! É mole? Ou seja, eu não me apaixono, fico doente! Terrivelmente doente! E daqueles doentes chatos que não querem tomar remédio, não querem seguir a dieta necessária, não seguem nenhuma recomendação médica, não estão nem aí!

E sabe por quê? A paixão é aquela doença dos infernos que tem o poder de camuflar os verdadeiros sintomas! É uma obsessão: idéia fixa que assalta a mente com frequencia. Ela cega: não vemos nada de errado no energúmino ou em seu comportamento. Ela emburrece! Ensurdesse, porque todo mundo fala para sair fora que é roubada, mas quem disse que a gente escuta? Acaba com a capacidade de julgar, de discernir e de racionalizar de qualquer mulher. Essa última, convenhamos, já não é lá muito desenvolvida.

Pode causar doenças cardíacas! Se liga no perigo: o telefone toca, o coração dispara. Ouve a voz do sujeito, o coração dispara. O sujeito chega, o coração dispara. O sujeito vai, o coração dispara (e, nesse caso, já é medo de que o infeliz não volte). O sujeito não aparece, o coração dispara. O sujeito aparece, conta uma mentira, a gente acredita, o coração se alegra de novo e faz o que? Dispara. Haja coração! É uma sucessão de taquicardias! Faz o coração trabalhar demais e ele pode não suportar!

Pode causar anemia: perdemos a fome! Afinal, a paixão alimenta! Sei. Desarranja o intestino! Vai encontrar com o fulano? Nos 50 primeiros encontros ainda dá dor de barriga antes de sair de casa! E só Deus para tomar conta e não deixar que você se desintegre no transcorrer da noite! E a tremedeira? As pernas bambas? Um verdadeiro Mal de Parkinson!

É impressionante o que esta doença (agora só vou me referir à ela assim: doença) é capaz de fazer com uma criatura! Você fica completamente abestalhada! Dorme, acorda, respira a outra pessoa. Faz tudo para ajudar, para agradar, para satisfazer, para completar A OUTRA pessoa! Você? Ah, fica feliz só em ver o animal feliz e com o pouco que ele te oferece! Este, muitas vezes, não faz outra coisa a não ser aproveitar-se da sua enfermidade!

E aí é como se sofréssemos de Síndrome de Estocolmo, sabe? Aquela em que o sequestrado acaba criando laços afetivos com seu sequestrador, porque as migalhas que ele oferece são as únicas coisas que o sequestrado pode ter! O sequestrador passa a ser a única referência para o sequestrado em todos os sentidos! Síndrome de Estocolmo! Tá vendo? É doença atrás de doença! Não quero mais adoecer! Quero continuar como estou agora: SAUDÁVEL e FELIZ! Paixão é DOENÇA!

“Ás vezes, as correntes que nos impedem de sermos livres, são muito mais mentais do que físicas!” (infelizmente desconheço o autor da frase)

9 comentários:

  1. Tambemmm não queromais adoecer...

    =/

    BjinhosS**

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post de hj...sabe aquela frase "tô rindo mais tô falando sério"? então é a frase do post.
    Ameiiii a frase final!!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo, Danii. Temos que buscar amor tranquilo, que nos traga paz e felicidade ao coração!
    Paixão é só para criar fadiga na Dedé! Quero não!

    Sacou tudo, Borboletinha: "tô rindo, mas tô falando sério"! Até porque se não fosse trágico, seria cômico, não é mesmo?!

    Beijokas meninas!

    ResponderExcluir
  4. adorei o post e acho que sou mais o amor esse com os pés fincados no chão, sem dizer que paixão dura só 8 meses bjs ja to te seguindo

    ResponderExcluir
  5. Oi San!! Bem vinda! É verdade, né? O melhor é amar....beijar na boca, e ser feliz!

    Beijos e obrigada!

    Adélia

    ResponderExcluir
  6. Não me lembro quem inventou essa frase, mas acho bem engraçada:
    "mulher não se apaixona, mulher cisma!"
    Agora vc cruou outra:
    mulher nao apaixona, mulher adoece!
    kkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Pois é, amiga. Então, como "EU" mesma costumo dizer a partir de agora: mulher não se apaixona, adoece! aaaafffiiiiiiiii

    Ass: Dedeinha Cansada de Guerra, sim porque trabalhei muito esta semana! cruzes ! :)

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Post divulgado no blog Teia.
    Qual seu nome??
    Até mais

    ResponderExcluir