quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Não dava para não postar!!


05/01/2011 – Folha de São Paulo
Bando

Publicado na revista Los Dos, Escrito por Antonio Prata às 00h53

"Nós, homens, somos seres amaldiçoados: passamos metade da vida buscando a mulher ideal e a outra metade procurando desculpas para sair com os amigos, sem que ela fique brava com a gente.
Mulheres, não nos julguem mal. Há algo de infantil em nossa alma que nunca amadurece. Um sentimento de bando que começa ali no tanque de areia, com quatro ou cinco hominhos cavucando e jogando conversa fora, e jamais se perde. “Que que cê tá fazendo aí, castelo?”. “Não, vulcão. E você?”. “Um túnel”. “Ah, legal. Posso ajudar?”. “Chega aí. Cava desse lado que eu cavo desse, vamos ver se junta”. O futebol de terça à noite, a cerveja domingo à tarde, o boliche ou a pescaria nada mais são do que repetição da mesma cena: quatro ou cinco moleques, sem nenhuma mulher por perto, dedicando-se a alguma tarefa simples e inútil.

Entenda, cara leitora, que não é por machismo que queremos ficar entre os do mesmo gênero, algumas horas por semana. É que a presença feminina sempre nos inibe. Exige seriedade, responsabilidade, maturidade. Diante de uma mulher, não há como não assumirmos nossas inúmeras personas de filhos, maridos, alunos. Por mais a vontade que estejamos, uma parte de nosso ser sempre estará alerta, preocupada em não falar com a boca cheia, não botar mostarda no feijão, usar corretamente os pronomes e plurais. Por que é assim? Porque as mulheres são chatas? Nada disso, é porque não queremos fazer feio, queremos impressioná-las bem, escondendo o Homer Simpson que vive em cada um de nós.

Se você for pensar bem, todos os grandes feitos do homem foram desculpas que arrumaram para ficar com os amigos sem que suas mulheres brigassem. Veja as grandes navegações: você nunca achou estranho que os caras saíssem da Península Ibérica e dessem a volta na África atrás de especiarias? É que eles precisavam de uma ótima explicação para se meterem em barcos por meses, só com homens e tonéis de bebida, parando de porto em porto. Voltando carregados de canela, cravo, cardamomo, açafrão e companhia, a barra ficava um pouquinho menos suja, em casa.
Mais tarde, Cabral, Pero Vaz e sua turma disseram que iam pras Índias, mas cruzaram o Atlântico, chegaram ao Brasil e encontraram várias índias nuas, “com as vergonhas mui saradinhas”, como escreveu Caminha ao rei. O que fizeram nossos portugas, para não dar chabu, na volta? Carregaram seus barcos com troncos de uma árvore de onde se extraía boa tinta vermelha, para tecidos. Disseram, “olha só, querida, erramos o caminho, voltamos meses após o combinado, mas agora você pode, finalmente, tingir as cortinas da sala”.

Assista Apolo 13 e você vai ver que a ida a Lua foi basicamente a mesma coisa. Um bando de homens construindo um brinquedinho capaz de levar três deles até nosso satélite natural. Fazer o que, lá? Picas! Ficar sem tomar banho, batendo papo, urinando num saquinho (sem se preocupar em levantar ou abaixar a tampa), comendo só comida industrializada, depois pousar, descer, coletar umas pedras, entrar na nave e voltar pra Terra. É o tanquinho de areia, elevado à milésima potência. E quando a nave falha e a brincadeira ameaça dar em tragédia, qual é a primeira cena que o filme mostra? A esposa de um deles, puta, ligando pra NASA: “que que tá acontecendo?!”. O cara lá da agência espacial, espécie de líder do tanquinho, diz pra mulher ficar calma, eles vão dar um jeito naquilo. Então convoca todos os cientistas e, por dias a fio, trabalham sem descanso. Claro. O que estava em jogo ali não era só a vida de três seres humanos, mas a palavra de todos os homens da Terra, quando dizemos que não é para elas se preocuparem ao sairmos, que vamos logo ali, encontrar uns amigos, fazer sei lá que coisa simples e inútil, mas voltamos antes do jantar – com um potinho de canela, suco de pau Brasil, uns peixes da pescaria ou uma pedra da lua.

Não era de se admirar que, com tanto em jogo, os astronautas chegassem vivos. "

Comentários??? Colaborador????

7 comentários:

  1. parabéns pela escolha, esse texto é otimo!!!
    legal vc ter colocado aqui!

    ResponderExcluir
  2. Gostei, é isso mesmo! O homem muitas vezes só quer ficar no tanquinho fazendo nada com os amigos, falando sem pensar, pois vivemos pensando, aliás somos a parte racional, não podemos esquecer disso! A mulher é inteligente suficiente para compreender isso, e o homem experiente para saber que tudo tem o seu momento.
    Reynaldo André

    ResponderExcluir
  3. Eh o famoso mundinho egocentrico masculino rs
    E depois dizem que mulher eh futil, to sabeeennnnndooooooooo
    rs
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Pois é Taci, vivem neste mundinho "ervilha"!! "Bando" de manés! rs beijos e ótimo 2011!

    ResponderExcluir
  5. belo texto.....só gostaria que eles entendessem que as vezes nós também queremos apenas juntar forças, conversas, idéias, sem a menor interferência masculina, tentando constuir nossos castelos de sonhos.
    até hoje não conheço nenhum que tenha entendido e respeitado esse nosso momento...ACREDITO NO RESPEITO A INDIVIDUALIDE....homens tentem aprender!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Boa! RESPEITO!!!! Mas alguns nem sabem o que significa....

    ResponderExcluir
  7. Adélia Lopes disse...

    Pois é Taci, vivem neste mundinho "ervilha"!! "Bando" de manés! rs beijos e ótimo 2011!
    8 de janeiro de 2011 11:28

    Nossa filha quanta amargura, cê ta com problemas é..hahahaha

    ResponderExcluir