domingo, 7 de novembro de 2010

“Los Caballeros Las Prefieren Brutas”


Os homens as preferem burras (as mulheres). Nome de uma séria da Sony.

Para aqueles que nunca ouviram nada a respeito, a história é inspirada no livro homônimo da escritora colombiana Isabella Santo Domingo e fala sobre Cristina, uma bem-sucedida mulher latina que, apesar de sua independência e sucesso econômico, não consegue encontrar o homem ideal para compartilhar sua vida. 
Em pleno século 21 ainda existem homens que se sentem amedrontados por mulheres independentes. Se ela possuir certo grau de inteligência, formação e cultura começa complicar o diálogo. Se falar outros idiomas, já está querendo aparecer. Se ela viajou para fora do país, é um soco no estômago dele. Se for independente financeiramente, ferrou! Ganhar mais que ele já é demais! Se morar sozinha então, nossa! A primeira coisa que vai acontecer é ele receber um belo par de chifres na testa! Lógico, esta conclusão ele chegou com base eu seu próprio comportamento!

Vejo-me obrigada a concordar! Então, os criadores da série têm toda razão: tem que ser bonitinha, bem cuidadinha, cheirosinha, e BURRA! Lo siento! Sua mãe mandou você estudar, tenho certeza. A minha mandou e eu obedeci. E olha que ainda hoje os melhores cargos, salários e oportunidades de crescimento profissional, na maioria das vezes, são dados a eles. A mulherada tem que ralar para chegar aonde chega! Mérito nosso que ninguém vai tirar! É claro que somos infinitamente superiores, e isso não se discute. Afinal, quem é que engravida? Quem é que agüenta depilação com cera quente? Só isso é o suficiente, não preciso nem falar mais nada!

Desde os primórdios o homem sai para caçar e alimentar sua família e até hoje quer continuar sendo o provedor, o dono da casa, aquele que manda, e que domina a relação. A idéia de qualquer vestígio de superioridade no sexo oposto deixa o homem apavorado. Aí, mesmo que o homem goste e que, no fundo, queira ficar com a mulher, ele jamais terá a coragem de aparecer com ela. Imagina o que os amigos vão dizer? A mãe? Aliás, a mãe contribui muito para que este homem de Neandertal não seja extinto. Ele não pode se mostrar fraco para a sociedade. Imagina! Não dá conta!

Qual a solução que vejo: fingir. De frágil, de carente, dependente, boazinha, “nhenhenhem” (como disse meu amigo). Pede para trocar a lâmpada, para abrir o vidro de azeitonas, para abrir a garrafa de vinho, mudar o móvel de lugar, levar o carro ao mecânico, levar às compras, pagar as compras, carregar as sacolas, levar para o trabalho, buscar no trabalho, levar ao cabeleireiro, buscar no cabeleireiro. Fingir que não vê e que não sabe e que não entende. Faz cara de samambaia de plástico e pede: “ai amor, me explica?” E depois responde: “ai amor, se não fosse você..!” Aí é só abraçar carinhosamente, e como ele não estará vendo seu rosto mesmo, faz cara de vômito pendurada no ombro dele!

E quando ele virar as costas, comadre, veste aquele modelito “dressed to kill”, sobe no salto 15, abusa da mascara, blush, batom, gloss, coloca o perfume que é sua marca registrada, pega a chave do veículo e vai á luta!

12 comentários:

  1. Adorei seu texto! Realmente, mulheres inteligentes e independentes assustam os homens. Infelizmente mulheres burras pífias e sem conteúdo estão ganhando não somente os homens, mas também toda atenção da mídia como vemos por aí Melancias e mulheres frutas, sendo que algumas delas nem sabemos o que fazem para se manter... é isso aí!

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo, Jenis!

    Infelizmente, tenho que admitir que existe uma parcela grande de culpa da mulher, no caso da utilização da mídia para se promoverem. O que acaba se tornando uma verdadeira degradação pública da mulher brasileira!

    Beijokas e obrigada pela contribuição!

    ResponderExcluir
  3. Adorei este post, é incrivel como eles tem MEDO de mulheres independentes, que são tudo de bom!!!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, butterfly!! Mas não nos deixemos intimidar!! Que continuem com medo, pois não sabem o que estão perdendo! ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. É a mais pura verdade! Homens morrem de medo de mulheres donas do próprio nariz. Eles gostam das submissas, das dependentes.

    ResponderExcluir
  6. É Lygia, eles deveriam ter continuado a viver em cavernas!

    Beijos

    Adélia

    ResponderExcluir
  7. Sinto, talvez não muito, ser o chato da festa: mulheres também não gostam muito de caras muito inteligentes. Podem até admirar quando são jovens, digamos, os professores. Mas as adultas também têm medo, devem imaginar: porra, já não basta ser mais forte que eu, ainda é mais inteligente? Tô fodida.

    Inteligência é como um prato exótico, pode até atrair, mas pouca gente o escolhe para o dia a dia.

    E, afinal, qual é a vantagem da inteligência num relacionamento afetivo? Não há QI capaz de decifrar os tais sinais, dicas e essa miríade de linguagens malucas que vocês usam e abusam. E o que a inteligência de uma mulher ou homem acrescenta por si só ao relacionamento? Vamos discutir mecânica quântica no café, a transitoriedade da matéria no almoço e as falhas da teoria da evolução na janta?

    Se vocês mesmas valorizassem a inteligência, correriam atrás dos nerds, não dos Bon Jovis da vida :-)

    Beijos a todas
    Alexandre Rezende

    ResponderExcluir
  8. Oi Alexandre! Você não foi o chato da festa! Ao contrário! Fico super feliz quando consigo "provocar" uma reação nos homens que, dificilmente, deixam sua opinião no blog! E o blog não é só para as mulheres!

    Algumas mulheres sentem medo sim, mas, nem toda as mulheres (inteligentes) estão atrás apenas dos Bon Jovis da vida! Assim como (quero crer) que nem todos os homens estejam somente atrás da beleza das mulheres ditada pela mídia!

    O fato é: homens e mulheres sentem medo, dos mais diversos tipos, e isto tem gerado um grande desencontro! Mas, isto já será tema para outro post!

    Obrigada por passar por aqui e, uma vez mais, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  9. Adorei! ha ha
    Será que a autora deste livro é a mesma do "Sin seños no hay paraiso"? he he

    Sou obrigada a concordar com a linha geral do texto, mas devo também dizer que do lado de cá da fronteira as coisas melhoram um pouco. Tenho visto alguns casos bem sucedidos de mulher executiva, inteligente e independente, ganhando o pão da família no escritório enquanto o marido cuida da casa e dos filhos além de por vezes manter alguma atividade profissional paralela ou nenhuma.

    Aproveito para comentar que me surpreendi com o comentário do Alexandre... Nunca pensei que mulheres possam sentir-se intimidade frente um caso de inteligência masculina. Fique firme ai alimentando os neurônios... SIM, nós gostamos de homens inteligentes! Tenho medo é de criaturas sem atividade cerebral! :)

    ResponderExcluir
  10. Alex, aqui a coisa ainda caminha a passos de tartaruga! O comentário do moço não me surpreendeu tanto porque as "tauba" (como diria PB), não devem sentir-se atraidas por homens providos de atividade cerebral relevante! Agora, tem aquelas que se fingem de "tauba" né? Afinal "los caballeros las prefieren brutas"! Beijokas

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Posso dizer de mim e minhas amigas: não dá para namorar um homem burro!

    Tentei uma vez.. não durou 2 meses! Como podia? Ex: eu ia contar uma coisa, um caso qualquer e ele não conseguia pegar o ponto principal! Parece que nunca teve aula de interpretação de texto!!!
    hehe

    Alexandre, concordo que tanto homens qto mulheres podem se sentir ameaçados pela inteligencia do outro. Mas até por uma questão cultural, pelo papel provedor masculino típico, a mulher está mais acostumada a estar com um homem que tem renda maior, que é independente, mora sozinho, é inteligente, culto e trabalhador. Já o contrário não é tão verdade assim. Uma mulher com essas caracteristicas é algo de novo, de 50, 60 anos atrás. Poucas senhoras que tem 80 anos hj, eram independentes qdo jovens, aos 20 ou 30 anos. Acho que nossa cultura é ainda falha nesse aspecto da educação... o modos e maneiras mudaram, mas as regras ainda não acompanharam completamente.

    Uma vez ouvi de um cara: mas pq vc está fazendo doutorado? Não tá bom como está? Para que vc quer melhorar? :/

    ResponderExcluir