segunda-feira, 25 de julho de 2011

"Impassível diante do dragão."


Como todo mundo, ou a infinita maioria, me levanto todos os dias pela manhã sabendo que vou ter que “matar” mais alguns leões. Se eu quiser chegar a algum lugar tenho que tomar o volante do carro e dirigir até meu destino. Se quiser ver meu trabalho feito e bem feito, arregaço as mangas e executo minhas tarefas. Se quiser ver minhas contas pagas, trabalho de oito a dez horas por dia. Se quiser me olhar no espelho e esboçar um mínimo de satisfação ao ver-me refletida nele, tem que sobrar tempo para a academia, para os cremes, para uma alimentação de qualidade e um mínimo de seis horas de sono. E tem família. E amigos. E uma série de problemas e preocupações que assim como todo mundo, se não for questão de saúde, eu tiro de letra. É selva de pedra, é cobra engolindo cobra, e vamos que vamos!

O problema é o inimigo íntimo. Dizem que o pior inimigo que você pode ter é você mesmo. E hoje estou admitindo aqui na blogosfera para quem quiser saber, que tenho plena consciência de que sou sim, EU, a maior inimiga de mim mesma. Na categoria de inimigos (as), não poderia haver enfretamento pior do que este. As batalhas do dia-a-dia viram nada. Os inimigos do cotidiano não oferecem perigo nenhum perto do dano que eu posso causar a mim mesma.

Acho que foi aquele chinês quem disse que se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas, ou algo parecido. Dizem ainda que devemos manter o inimigo próximo de nós, mais próximo até do que o amigo. E quando o inimigo é você mesmo? Faz-se o que? Mais próximo que isso impossível. Eu me conheço, o problema maior não é esse. O problema é me frear! É levantar a muralha ou contra-atacar antes que eu me golpeie pelas costas! Às vezes dá tempo. Outras vezes eu sou mais rápida.

Como hoje que acabo de me dar conta de que, outra vez, levei outro golpe certeiro! Corte lento e profundo. É bom. Demora em curar a ferida, deixa uma cicatriz enorme e serve de alerta. Como se me dissesse: “cuidado, o próximo golpe pode ser letal”!

E eu fiquei assim, impassível diante do dragão. Impassível diante de mim.

6 comentários:

  1. Conhecer nossas emoções e nos permitir viajar por elas é uma faca de dois gumes. Admiro você pela coragem de admitir o quanto é difícil se reconhecer e manter o controle de si mesmo quando algo já está incontrolável...
    Triste seria se você simplesmente fugisse, de si e do mundo, tentando ser alguém que vive a ilusão de que é feliz pelo simples fato de "achar" que tem o controle das coisas, das pessoas e de si mesma!
    Nossa... acho que filosofei demais, rsrsrs!!!
    Adélia, autenticidade nunca foi defeito, viu querida!
    Bjos e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Filosofou demais não, Tati! Falou o que tinha que falar, porque somos assim...incontroláveis mulheres! rs

    Beijos e um ótimo fim de semana para você também!

    ResponderExcluir
  3. Gostei! Na próxima vez, você vai ser mais rápida e inocular o poder da outra você! Bjs e bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. Isso aí.

    Sun Tzu (em A Arte da Guerra) diz isso mesmo: "Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas".

    E realmente somos nós, na maioria das vezes, nossos maiores inimigos... Mas como não podemos nos destruir devemos lembrar de outra frase do Sun Tzu > "O principal objetivo da guerra é a paz"

    E assim tentar viver em paz com a gente mesmo... Nos conhecermos faz bem, aceitar nossos erros ajuda, e tentar usar essas capacidades que nem sabiamos ter para coisas úteis é melhor ainda. Se juntar ao inimigo nessas horas me parece ser a melhor saída :D

    Bjoo

    ResponderExcluir
  5. E é também por comentários como os que foram postados para esse meu desabafo que eu continuo "blogando"!

    Obrigada, pessoas queridas!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Wow, superb weblog format! Ηow lengthy have you еveг been
    blogging fοr? уou made running а
    blog look easy. The full look of your web site is
    fantastіc, as wеll aѕ thе content!


    Feel freе to vіsit my website ..
    . stuwrotterdam.nl

    ResponderExcluir